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Perguntas frequentes sobre a contratação de um Seguro Auto

Como escolher o seguro adequado ao meu perfil?

Para escolher o Seguro Auto mais adequado ao seu perfil, é preciso ter em mente quais são as suas maiores necessidades, bem como entender as coberturas que mais vão lhe proporcionar segurança no dia a dia. As coberturas básicas, como a de colisões, roubo e furto, danos causados pela natureza e a assistência 24 horas, são um ponto de partida importante para lhe dar tranquilidade. Porém, é preciso considerar outros tipos de coberturas que podem ser importantes por conta da sua rotina e que vão deixá-lo mais confortável, além de evitar prejuízos em casos de imprevistos.

Quais documentos são necessários para fazer Seguro Auto?

Para agilizar o processo de cotação de seguro online é bom ter em mãos os seguintes documentos: Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), que é o documento do veículo, CPF e, caso seja a renovação do seguro, a sua última apólice, pois nela estão contidas algumas informações, como a classe de bônus, a última seguradora e vigência.

Quais as formas de pagamento do Seguro Auto?

Ao contratar o Seguro Auto, há diversas possibilidades de pagamento de seguro de carro, como débito em conta e parcelamento por cartão de crédito. Cada seguradora tem uma regra de pagamento, principalmente em relação ao parcelamento, por isso, é difícil precisar em quantas vezes o valor pode ser quitado.

Quando começa a valer o seguro do meu carro?

O seguro do seu carro começa a valer às 0h da data indicada na apólice. Da mesma forma, ele termina no dia indicado em contrato. Em algumas situações, as seguradoras solicitam a realização de vistoria prévia para avaliação do risco e estado do veículo antes de confirmar o início da vigência do seguro. Saiba mais sobre a validade do Seguro Auto.

O que é a vistoria prévia?

A vistoria prévia é um procedimento adotado pelas seguradoras. Ela existe para analisar uma série de pontos referentes ao automóvel. Por exemplo: se o veículo realmente existe, quais são as condições em que ele se encontra, se a sua documentação está correta, entre outros fatores. Afinal, a seguradora precisa verificar se o carro encontra-se em uma situação pela qual possa receber a cobertura. Todos estes pontos são importantes para que o seguro Auto, possa ou não ser aceito pela seguradora.

Posso fazer a transferência do seguro para um novo veículo?

É possível fazer a transferência do seguro para o novo veículo. Para isso, é necessário entrar em contato com a seguradora ou com a corretora e solicitar que seja feito um endosso. Sendo assim, o seu novo carro pode ser incluído no seguro, o que pode gerar mudança de valores, já que o modelo do automóvel é um dos fatores que influenciam no preço do seguro.

Qual é a vigência do seguro?

A vigência do seguro é o período de duração do seu seguro estipulado em contrato. Portanto, para saber qual é a vigência do seu seguro, basta conferir a data de início e a data de término que estão apontados na apólice. Vale lembrar que o início e o término da vigência se dão às 0h dessas datas.

O que é endosso de seguro?

Endosso de seguro é o documento em que são feitas as alterações na apólice de Seguro Auto quando há necessidade. É por meio do endosso que serão formalizadas e efetivadas todas as modificações no seguro necessárias ao longo da vigência.

Como é feita a renovação do seguro do carro?

Quando o seu seguro se aproxima do término da vigência, é preciso realizar a renovação do Seguro Auto para continua com o seu veículo protegido. A Minuto Seguros entra em contato com os clientes cerca de 15 a 30 dias antes do final do período de duração do contrato para iniciar o processo de renovação e estabelecer uma nova apólice.

O que é classe de bônus e para que ela serve?

A classe de bônus é usada na hora de renovar uma apólice de Seguro Auto. É um “indicador de experiência” do seguro. As classes de bônus são explicadas da seguinte maneira: a cada ano que o segurado passa sem sinistro, um “ponto” é ganho, chamado de classe de bônus. Com o passar dos anos e a não utilização do seguro, a classe de bônus vai aumentando. Quando o cliente fizer a renovação do seu seguro, esse bônus pode contribuir para um desconto no preço do seguro.

Qual a diferença entre perda parcial e perda total do veículo?

A perda total ocorre quando o veículo sofre uma colisão e os valores do conserto superam 75% do valor do veículo. Quando a perda total é confirmada, a seguradora paga a indenização referente ao preço do automóvel na tabela FIPE, de acordo com o que está estipulado na apólice. Já se os valores do conserto do veículo após o acidente forem inferiores a 75% do preço do carro, é considerado perda parcial. Neste caso, a seguradora ajudará a arcar com os custos do reparo que ultrapassarem o valor da franquia.

O que é a franquia do seguro?

Franquia é o valor fixado na apólice de Seguro Auto que representa a participação do segurado nos prejuízos de um sinistro com perda parcial. Por exemplo: se a franquia estipulada na apólice for de R$ 2.000 e o conserto do carro após o acidente ficar em R$ 8.000, a seguradora arca com R$ 6.000 dos reparos e o segurado apenas com os R$ 2.000 da franquia.

Quem pode contratar um seguro automotivo?

Qualquer pessoa que seja proprietária de um veículo pode fazer um Seguro Auto. Quem tiver legítimo interesse no automóvel também pode fazer a contratação de um seguro de carro.

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