
Com as chuvas torrenciais, os motoristas precisam redobrar os cuidados e levar em consideração os riscos de dirigir durante um temporal. O seguro auto em enchentes cobre danos causados pelas chuvas, mas é importante saber qual cobertura está sendo contratada para seu veículo.
A cobertura dos seguros automotivos mais comum e abrangente é a compreensiva. Por isso a importância de contratar um seguro completo e ter a cobertura compreensiva para seu veículo, sendo que neste caso o seguro irá cobrir incêndio, roubo e furto, colisão, e alguns eventos da natureza como queda de raio, furacão, terremoto e inundações provenientes de águas das chuvas.
“No entanto, é importante se atentar para o agravamento intencional do risco. O motorista não deve insistir em atravessar regiões alagadas com seu veículo, o que agrava o risco neste tipo de situação, o que consequentemente pode levar à perda da cobertura. As seguradoras podem entender que o segurado agravou e assumiu o risco e, por isso, os danos gerados seriam de sua responsabilidade”, explica Ávila.
Se o veículo for atingido por enchente, o segurado deve acionar a Seguradora para abertura do sinistro e obter instruções da equipe de sua Seguradora. Caso não seja caracterizada a perda total do veículo, o procedimento é o mesmo do que quando ocorre uma colisão, ou seja, a seguradora irá deduzir o valor da franquia do valor total do conserto.
Seguro compreensivo
Por fim, via de regra, o seguro compreensivo também cobre o veículo no caso de alagamento em garagens de prédios e casas, contudo a cobertura não se estende em casos de alagamento por água salgada, apenas submersão do carro em água doce. É importante os motoristas terem ciência destas informações para não correrem o risco de perderem a cobertura do seguro!
Fonte: CQCS