SEGURO DE CARRO CHEGA A DOBRAR NESTE ANO- PORQUE SUBIU E COMO ECONOMIZAR

Os especialistas ouvidos pelo UOL dizem que a alta no preço dos carros — tanto zero quilômetro como usados — e o aumento do uso do seguro são os principais fatores que justificam o encarecimento do serviço.

Paulo Eduardo Fernandes,  afirma que o valor do seguro é calculado com base no valor do carro na tabela Fipe, que traz os preços médios dos carros anunciados pelos vendedores, tanto usados como novos. “Em 2021, um carro médio custava entre R$ 40 mil e R$ 50 mil. Os preços da tabela Fipe aumentaram, em média, 40%, o que gerou um prejuízo para as seguradoras, já que elas precisam indenizar o cliente que usa o seguro com base na tabela Fipe do dia do sinistro”, afirma Fernandes.

Com a pandemia, montadoras de todo mundo tiveram dificuldade de manter a produção de carros novos pela falta de semicondutores, que são peças básicas para a fabricação dos carros. Isso limitou a produção das montadoras e diminuiu a quantidade de carros novos disponíveis nas concessionárias. Com a escassez, os usados passaram a ser mais buscados e, consequentemente, ficaram mais caros.

Ao mesmo tempo, a receita com seguros de carros cresceu bem menos: 23,3% no primeiro trimestre de 2022, passando de R$ 8,6 bilhões para R$ 10,6 bilhões, também em relação ao mesmo período em 2021. “Conforme os carros foram voltando para as ruas, a sinistralidade voltou a subir. Isso, somado ao aumento do preço dos carros novos e usados, fez com que os seguros ficassem mais caros”, afirma Manes Erlichman.

Preços devem continuar altos Erlichman diz que as seguradoras começaram a aumentar os preços em setembro e outubro do ano passado. Para ele, os preços devem começar a se normalizar em outubro deste ano.

Para Fernandes, a queda só deve ser sentida depois do primeiro semestre de 2023. “Neste ano, ainda devemos ter bastante instabilidade pela inflação e pela eleição. Provavelmente no primeiro semestre do ano que vem vamos ter estabilidade. Isso vai depender do mercado externo: se a China voltar a operar normalmente, e as montadoras tiverem as peças suficientes para produção de carros”, afirma Fernandes.

A inflação somada às incertezas da eleição presencial dificultam uma melhora no cenário para este ano, de acordo com José Varanda, coordenador do curso de graduação da ENS (Escola de Negócios e Seguros).

Consumidor pode conseguir desconto

Os seguros estão mais caros tanto para quem compra pela primeira vez como para quem vai renovar o seguro depois de um ano. A grande diferença é que os segurados que estão no processo de renovação podem contar com o desconto do bônus da apólice. “O bônus representa um desconto de até 30% no valor do seguro, e o percentual é aplicado sobre o seguro novo do ano”, afirma Fernandes.

A cada ano que o segurado fica com o seguro, ele sobe de nível com o bônus. Não tem a ver com o perfil do consumidor, mas com a quantidade de vezes que usou o prêmio do seguro. Se a pessoa bate o carro, por exemplo, volta uma classe no nível do bônus.

“Se você está na classe quatro e teve um sinistro, você volta para a três. A cada sinistro, é um passo para trás”, afirma Varanda. Mas isso só vale para uso da cobertura básica do seguro. O segurado não vai perder o bônus por usar serviços como guincho, troca de pneu ou chaveiro, por exemplo.

Alternativas para economizar

Os especialistas dizem que o ideal é que o consumidor contrate um seguro adequado as suas necessidades, incluindo apenas o que faz sentido para a rotina da pessoa, evitando assim gastos maiores do que o necessário.

Erlichman afirma que o consumidor deve pelo menos manter a cobertura compreensiva, que é a mais tradicional do setor e que cobre os principais problemas, como acidentes, roubos, furtos e incêndios, e que tente negociar os preços com as corretoras e seguradoras. “Para economizar, dá para contratar um pacote de assistência compatível com a realidade de uso do consumidor. Se não faz viagens, por exemplo, pode optar por guincho com quilometragem mais baixa

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