Para escolher o Seguro Auto mais adequado ao seu perfil, é preciso ter em mente quais são as suas maiores necessidades, bem como entender as coberturas que mais vão lhe proporcionar segurança no dia a dia. As coberturas básicas, como a de colisões, roubo e furto, danos causados pela natureza e a assistência 24 horas, são um ponto de partida importante para lhe dar tranquilidade. Porém, é preciso considerar outros tipos de coberturas que podem ser importantes por conta da sua rotina e que vão deixá-lo mais confortável, além de evitar prejuízos em casos de imprevistos.
Para agilizar o processo de cotação de seguro online é bom ter em mãos os seguintes documentos: Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), que é o documento do veículo, CPF e, caso seja a renovação do seguro, a sua última apólice, pois nela estão contidas algumas informações, como a classe de bônus, a última seguradora e vigência.
Ao contratar o Seguro Auto, há diversas possibilidades de pagamento de seguro de carro, como débito em conta e parcelamento por cartão de crédito. Cada seguradora tem uma regra de pagamento, principalmente em relação ao parcelamento, por isso, é difícil precisar em quantas vezes o valor pode ser quitado.
O seguro do seu carro começa a valer às 0h da data indicada na apólice. Da mesma forma, ele termina no dia indicado em contrato. Em algumas situações, as seguradoras solicitam a realização de vistoria prévia para avaliação do risco e estado do veículo antes de confirmar o início da vigência do seguro. Saiba mais sobre a validade do Seguro Auto.
A vistoria prévia é um procedimento adotado pelas seguradoras. Ela existe para analisar uma série de pontos referentes ao automóvel. Por exemplo: se o veículo realmente existe, quais são as condições em que ele se encontra, se a sua documentação está correta, entre outros fatores. Afinal, a seguradora precisa verificar se o carro encontra-se em uma situação pela qual possa receber a cobertura. Todos estes pontos são importantes para que o seguro Auto, possa ou não ser aceito pela seguradora.
É possível fazer a transferência do seguro para o novo veículo. Para isso, é necessário entrar em contato com a seguradora ou com a corretora e solicitar que seja feito um endosso. Sendo assim, o seu novo carro pode ser incluído no seguro, o que pode gerar mudança de valores, já que o modelo do automóvel é um dos fatores que influenciam no preço do seguro.
A vigência do seguro é o período de duração do seu seguro estipulado em contrato. Portanto, para saber qual é a vigência do seu seguro, basta conferir a data de início e a data de término que estão apontados na apólice. Vale lembrar que o início e o término da vigência se dão às 0h dessas datas.
Endosso de seguro é o documento em que são feitas as alterações na apólice de Seguro Auto quando há necessidade. É por meio do endosso que serão formalizadas e efetivadas todas as modificações no seguro necessárias ao longo da vigência.
Quando o seu seguro se aproxima do término da vigência, é preciso realizar a renovação do Seguro Auto para continua com o seu veículo protegido. A Minuto Seguros entra em contato com os clientes cerca de 15 a 30 dias antes do final do período de duração do contrato para iniciar o processo de renovação e estabelecer uma nova apólice.
A classe de bônus é usada na hora de renovar uma apólice de Seguro Auto. É um “indicador de experiência” do seguro. As classes de bônus são explicadas da seguinte maneira: a cada ano que o segurado passa sem sinistro, um “ponto” é ganho, chamado de classe de bônus. Com o passar dos anos e a não utilização do seguro, a classe de bônus vai aumentando. Quando o cliente fizer a renovação do seu seguro, esse bônus pode contribuir para um desconto no preço do seguro.
A perda total ocorre quando o veículo sofre uma colisão e os valores do conserto superam 75% do valor do veículo. Quando a perda total é confirmada, a seguradora paga a indenização referente ao preço do automóvel na tabela FIPE, de acordo com o que está estipulado na apólice. Já se os valores do conserto do veículo após o acidente forem inferiores a 75% do preço do carro, é considerado perda parcial. Neste caso, a seguradora ajudará a arcar com os custos do reparo que ultrapassarem o valor da franquia.
Franquia é o valor fixado na apólice de Seguro Auto que representa a participação do segurado nos prejuízos de um sinistro com perda parcial. Por exemplo: se a franquia estipulada na apólice for de R$ 2.000 e o conserto do carro após o acidente ficar em R$ 8.000, a seguradora arca com R$ 6.000 dos reparos e o segurado apenas com os R$ 2.000 da franquia.
Qualquer pessoa que seja proprietária de um veículo pode fazer um Seguro Auto. Quem tiver legítimo interesse no automóvel também pode fazer a contratação de um seguro de carro.
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